Ao adquirir um imóvel residencial, é natural sentir o desejo de fazer algumas modificações para dar um toque mais pessoal. A decoração é uma etapa importante para que a residência se torne de fato um lar.
Os objetos decorativos ajudam a dar personalidade aos imóveis, porém é necessário utilizar a criatividade e o bom senso para compor um ambiente agradável e que tenha harmonia.
Confira algumas dicas para você não errar na hora de escolher os objetos para decoração.
Estilo de decoração
Antes de escolher quais objetos decorativos adquirir, é necessário pensar na decoração completa do ambiente. Existem várias estéticas de decoração com características únicas e suas próprias concepções.
Para não errar, escolha uma que se adeque ao seu perfil. Veja a seguir alguns dos estilos mais populares:
Retrô
É um tema que remete ao passado e agrega uma atmosfera nostálgica aos cômodos, trazendo uma releitura de elementos, como móveis, que foram fabricados em outras décadas.
Clássico
Também inspirado no passado, o clássico se diferencia do retrô por se basear em apenas um período. Esse estilo utiliza elementos que trazem sofisticação, ricos detalhes, mistura de formas, cores e textura. É o modelo perfeito para quem busca algo luxuoso.
Moderno
O estilo modernista se baseia no princípio da funcionalidade. Isso significa que elementos decorativos ficam em segundo plano para que a praticidade seja priorizada.
O ambiente fica simples, livre de excessos e com uma ambientação atemporal.
Escandinavo
Um dos estilos mais conhecidos pela funcionalidade é o escandinavo. Ele possui influência de países nórdicos e conta com linhas sóbrias, acabamentos de alta qualidade e cores neutras.
Elementos, como: plantas e objetos de madeira, pedras, lã e algodão são comuns neste tipo de decoração.
Eclético
A decoração eclética combina elementos, texturas e cores diferentes e contrastantes para criar espaços elegantes. O estilo reúne o novo, o luxo e a simplicidade.
Ao contrário do escandinavo e o moderno, o eclético é caracterizado pelo maximalismo, profundidade, mas com harmonização entre os ambientes.
O que é um objeto decorativo?
Um objeto decorativo é um item utilizado para enfeitar e embelezar um ambiente, tornando-o mais agradável visualmente.
Presentes em diferentes espaços, como: salas, quartos, cozinha e banheiro, os objetos podem variar em forma, cor e material e são escolhidos de acordo com o gosto pessoal de cada um.
Veja a seguir alguns itens classificados como objetos decorativos.
Vasos de plantas
Vasos com plantas são objetos decorativos populares, que trazem vida e cor para um ambiente, podendo ser utilizados em salas e principalmente em varandas de apartamentos.
Quadros e fotografias
Os quadros e fotografias ajudam a dar um toque pessoal no ambiente. Utilizados em todos os cômodos do lar, possuem uma grande variedade de estilos e tamanhos.
Velas e aromatizantes
A decoração não precisa se limitar apenas ao visual. Velas e aromatizantes podem perfumar o ambiente. Geralmente são utilizados na sala de estar e têm uma grande variedade de fragrâncias.
Outros objetos considerados decorativos são esculturas, livros e até mesmo almofadas.
Como harmonizar objetos decorativos
Decorar um cômodo com uma variedade de objetos pode trazer uma maior complexidade para harmonizar. Por isso, o primeiro passo é tomar como base o estilo de decoração que foi escolhido a princípio. Se for o estilo moderno, por exemplo, serão itens mais minimalistas, enquanto no eclético há uma variedade maior.
Após observar atentamente as características do estilo de decoração, escolha uma paleta de cores coerente. Geralmente, é definido um tom principal e os objetos são de cores complementares.
Combinar diferentes texturas é uma ótima forma de manter o interesse visual. No entanto, é importante combinar texturas suaves e ásperas para evitar sobrecarga sensorial.
Lembre-se de apostar na simetria. Ela é uma ferramenta poderosa quando se fala em harmonização. Colocar objetos de diferentes materiais, mas com a mesma forma, equilibram o visual do ambiente.
Alguns materiais combinam mais com outros. Por exemplo: madeira e metal (traz um equilíbrio entre o rústico e o industrial); vidro e cerâmica (o primeiro traz leveza e o segundo adiciona cor e textura) e tecidos e pedras (criam um contraste visualmente interessante e atraente).
Conheça os empreendimentos da Menin!
Que tal aplicar essas técnicas de decoração em um imóvel próprio? Então venha conhecer os empreendimentos da Menin!
Com um corpo técnico composto por engenheiros altamente capacitados, a Menin é responsável por diversos projetos na região de Marília-SP, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O padrão de construção da Menin reflete os avanços mais significativos da engenharia moderna. Desde o projeto conceitual até a escolha meticulosa dos materiais e acabamentos, destacamos-nos por nossa capacidade de inovar e por nosso compromisso com a sustentabilidade.
Acesse aqui e saiba mais sobre os empreendimentos.