Pendurar quadros na parede é um costume antigo adotado em diversas residências. Porém essa prática ganhou um outro conceito com a popularização de uma nova tendência: a gallery wall.
Esqueça os quadros pendurados em parzinho ou paredes completamente vazias. Gallery wall significa literalmente montar uma galeria na sua parede, compondo a decoração com quadros e outros objetos.
Confira algumas dicas para colocar essa tendência em prática na sua residência.
Como escolher a parede?
Não existe uma regra para escolher uma parede específica para montar uma gallery wall. Basicamente, se a parede estiver vazia, ele já é um espaço em potencial. Apenas leve em consideração que seja um lugar visível, para que você possa admirar.
Se a parede que você escolheu for pequena, aposte em molduras mais finas para reduzir a dimensão da peça e otimizar o espaço. Já em uma parede grande, leve em conta que não é necessário preenchê-la completamente com quadros.
O ideal é delimitar uma área dentro da parede e fazer a sua galeria, sem sobrecarregar com itens em excesso.
O afastamento entre os quadros fica a critério do próprio morador, mas o mais importante é que haja um padrão e alinhamento entre os itens. Paredes com cores neutras, como o branco, ajudam a destacar ainda mais a galeria.
O que usar na composição da gallery wall
Você não precisa investir em pinturas caras ou artigos de luxo para criar uma gallery wall marcante. Você pode utilizar cartões-postais dos destinos em que já viajou, que terão um significado ainda mais especial.
Outras opções são: fotos de família, desenhos feitos pelos filhos e objetos pequenos com valor afetivo.
Por onde começar?
O primeiro passo é demarcar o espaço na parede com fita-crepe. Você pode dispor os quadros lado a lado ou de forma mais livre. Para isso, tente colocar os quadros no chão e ensaiar diferentes combinações. Se não tiver nenhuma ideia específica, tente colocar o seu quadro favorito e centralize-o na altura do olhar.
Se você prefere um estilo mais clean, tente combinar quadros de tamanhos variados. Já os mais ousados podem compor a galeria com quadros em eixos separados, misturar estilos e até mesclar obras mais chamativas.
Com os quadros definidos, corte papéis do tamanho exato de cada peça e pregue na parede usando fita adesiva. Isso vai ajudar a medir as alturas e larguras para fazer a disposição.
A gallery wall não é composta apenas por quadros. Complemente a composição com outros elementos como cerâmicas, tapeçarias e vasos de plantas.
Iluminação
Considere incluir um projeto de iluminação. Luminárias e spots direcionáveis são algumas das opções para valorizar a galeria. É possível utilizar também luz indireta das luminárias de piso e mesa para criar efeitos cênicos.
Escolha lâmpadas que não emitam raios UV e não esquentem, para não danificar as obras. Luz branca eleva o visual, enquanto a amarela proporciona uma sensação maior de aconchego.
Como proteger os quadros
Preservar a qualidade dos quadros também é um aspecto importante para manter a beleza da gallery wall. No caso de quadros com pintura acrílica, a óleo ou em aquarela, é recomendado colocar uma proteção de vidro UV.
Já para fotografias, em especial as que ficam expostas em áreas com muita luz natural, a recomendação é usar um vidro antirreflexo UV. Para ambientes com luz artificial, pode ser aplicado apenas um vidro comum.
Menin
Que tal começar a montar a sua gallery wall em um local próprio? Conheça os empreendimentos da Menin.
Com experiência no mercado de construção civil desde 1986, a Menin já entregou mais de 60 mil unidades e possui o certificado ISSO 9001, atestando a qualidade do serviço prestado.Desde o projeto conceitual, passando pelo critério na escolha dos materiais básicos e acabamentos, a Menin assume posição de destaque no setor. Confira as nossas opções hoje mesmo.