Mais do que um ambiente de descanso, o quarto reflete a personalidade de quem o habita, oferecendo conforto e sendo uma espécie de refúgio pessoal.
Por isso, personalizar esse espaço é uma maneira de expressar a individualidade de cada morador, criando um ambiente com estilo único.
Mas, como o quarto precisa auxiliar na desconexão e descanso, é essencial que alguns detalhes sejam bem pensados na hora de mobiliar e decorar o cômodo. Confira a seguir.
Escolha a paleta de cores adequada
A escolha das cores é o ponto de partida para qualquer projeto de decoração!
Tons claros e neutros, como branco, bege e cinza, são ideais para criar uma base clean, permitindo a adição de toques de cor com a mobília e objetos decorativos.
Mas, se a preferência é por tons vibrantes, o ideal é equilibrá-los com uma composição do ambiente mais neutra.
As cores influenciam o humor dos moradores, por isso, na hora de escolher uma paleta que promova a sensação de acolhimento e relaxamento para o quarto, a opção mais assertiva são aquelas que promovem calma e bem-estar.
Conheça as dicas da psicologia das cores
Na hora de definir a paleta de cor do quarto, busque compreender as capacidades estimulantes ou tranquilizantes de cada tom.
A Teoria das Cores estuda como diferentes colorações interagem entre si e como elas podem ser combinadas para criar efeitos visuais harmoniosos ou mais dramáticos.
Para facilitar a compreensão, as cores são organizadas no chamado círculo cromático, que ilustra a relação entre diferentes tons.
Ela explica, por exemplo, como criar uma paleta harmônica com:
Cores complementares
Colorações complementares criam a sensação de dinamismo no ambiente, porque estão opostas uma à outra no círculo cromático, como azul e laranja, e criam um alto contraste quando aplicadas juntas.
Esse contraste pode ser utilizado para destacar elementos e pontos focais.
Tons análogos
Ideais para criar um ambiente coeso e tranquilo, as cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático, como azul e verde, e promovem uma sensação de harmonia e continuidade.
Colorações triádicas
Também existem as tonalidades triádicas, formadas por três cores equidistantes no círculo cromático, como: vermelho, azul e amarelo.
A união dessas cores oferece um equilíbrio vibrante e energizante.
Além disso, a teoria das cores leva em consideração o efeito psicológico que cada pigmento pode causar, por exemplo:
- Cores frias: azul, verde e lilás tendem a criar uma sensação de calma e relaxamento.
- Cores quentes: vermelho, amarelo e laranja são energizantes e estimulantes.
Use elementos decorativos para dar vida ao quarto
Quadros, almofadas, cortinas e tapetes são itens fundamentais para personalizar o quarto sem precisar de grandes reformas. Escolha quadros que reflitam seus hobbies, viagens ou inspirações.
Almofadas e cortinas coloridas também adicionam camadas de aconchego e estilo ao ambiente e, combinar texturas diferentes pode ajudar a criar um visual mais interessante.
Organize os móveis de forma estratégica
A disposição dos móveis pode transformar a sensação de espaço do quarto, por isso, para um ambiente mais amplo, tente manter a área ao redor da cama livre e evite o acúmulo de móveis.
Estantes flutuantes e nichos podem ajudar a manter o ambiente organizado, sem abrir mão da funcionalidade.
E, se o espaço for limitado, opte por móveis multifuncionais, como camas com gavetas ou mesas de cabeceira que também funcionem como escrivaninhas.
Objetos com valor sentimental são bem-vindos no quarto
Incorporar itens que tenham valor pessoal faz toda a diferença na decoração!
Seja uma peça herdada de família, uma coleção de livros ou objetos relacionados a hobbies, esses itens trazem personalidade e fazem o ambiente ficar ainda mais especial.
Distribuí-los de forma harmônica, usando prateleiras ou espaços vazios, é uma boa dica para incorporá-los na decoração sem sobrecarregar o ambiente.
Iluminação adequada é a chave para um ambiente aconchegante
A iluminação tem um grande impacto na sensação de conforto que o quarto pode oferecer.
O adequado é apostar em luzes suaves e quentes, como luminárias de mesa ou abajures ao lado da cama, que ajudam a criar uma atmosfera relaxante.
Aproveitar a luz natural ao máximo também é outra alternativa que pode transformar o quarto, utilizando cortinas leves para permitir a entrada de luz durante o dia.
Aproveite as preferências pessoais na hora de compor o ambiente
O quarto deve refletir o estilo e as preferências do morador, por exemplo: se é alguém que gosta de música, expor vinis ou instrumentos musicais na decoração pode ser uma boa opção para decorá-lo e dar mais significado ao ambiente.
Mas se a preferência é por arte, criar uma parede de galeria com peças que possuem algum significado pode ajudar na hora de compor o ambiente.
É essencial que o quarto transmita a personalidade de seu dono em cada detalhe, porque além de não ser um ambiente social, é onde os moradores irão para descansar ou relaxar.
Esse detalhe vai além da funcionalidade e traz conforto emocional.
Crie o quarto ideal com a Menin
Com mais de 80 mil unidades entregues e 3 milhões de metros quadrados construídos em mais de 50 cidades de atuação, a Menin constrói espaços que inspiram vidas, transformam cenários e criam memórias inesquecíveis.
Venha investir em um espaço verdadeiramente seu e com a garantia de uma construtora referência no mercado!
Para saber mais, clique aqui ou entre em contato pelo WhatsApp e fale com um de nossos consultores.