Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Porcelanato

Saiba quais são os diferentes tipos de porcelanato 

Existem diversas opções de revestimentos para os imóveis e nem sempre é fácil escolher uma delas. Uma das principais é o porcelanato, mas ela também conta com diversos subtipos. 

Por isso, compreender as diferenças de cada um e suas variações é fundamental para garantir não apenas a beleza, mas também a funcionalidade e a durabilidade do revestimento. 

Para esclarecer alguns conceitos e facilitar a construção do seu lar, reunimos algumas informações importantes sobre o porcelanato. Confira! 

O que é porcelanato? 

O porcelanato é um revestimento cerâmico. Ele se diferencia de outras opções por conta do seu processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para composição da sua massa. 

A sua produção é realizada a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais. Essa massa é submetida a uma temperatura acima de 1.200 ºC, que resulta em uma peça rígida, homogênea e compacta, com um corte totalmente reto. 

As principais características do porcelanato são: 

  • Versatilidade para diferentes áreas de um imóvel; 
  • Alta resistência;
  • Facilidade de limpeza; 
  • Baixa absorção de água. 
porcelanato
Cada tipo porcelanato é mais apropriado para um determinado tipo de ambiente.

Os principais tipos de porcelanato 

Existem diferentes tipos de porcelanato no mercado, cada um com as suas próprias características. Confira os principais: 

Técnico 

O porcelanato técnico não recebe nenhuma camada de esmalte na sua superfície. Por isso, são também conhecidos como “toda massa”. Esse tipo conta com uma alta resistência e é recomendado para locais que podem receber um grande número de pessoas. 

Dentro do lar, ele pode ser aplicado na varanda, área de lazer e na garagem. Esteticamente, o porcelanato técnico ajuda a dar uma sensação de maior amplitude a um ambiente. 

Esmaltado 

Diferentemente do técnico, o porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho de uma estampa. Isso permite que o acabamento possa ser fosco, liso, brilhante ou áspero. 

Ele é considerado um “curinga”, devido a sua versatilidade. Ele pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, em áreas secas e molhadas, como cozinhas e banheiros. 

Polido 

Os porcelanatos com a superfície mais lisa são conhecidos como polidos. Após a finalização da massa, as peças recebem além do polimento, uma camada impermeabilizante. 

Portanto todo porcelanato polido é mais liso. Esse revestimento é recomendado para áreas secas dentro da casa, como: salas, corredores e quartos. Quando ele entra em contato com a água, torna-se extremamente escorregadio. 

Natural 

Quando a produção de um porcelanato é finalizada, na maioria das vezes, ele acaba recebendo um acabamento com algum material. 

O porcelanato natural, como o próprio nome indica, não recebe nenhum acabamento, sendo um tipo mais neutro. Ele costuma ser bem resistente e pouco escorregadio, podendo ser utilizado em qualquer área de um imóvel. 

Porcelanato EXD 

O porcelanato EXD é o que possui a superfície mais abrasiva, sendo o tipo menos escorregadio. Ele é uma versão mais parruda e resistente desse tipo de revestimento. 

O EXD é indicado para áreas externas, como terraço, rampas e áreas que tenham contato frequente com a água. No entanto, não é recomendado para fachadas e paredes externas, pois demanda mais trabalho para fazer a limpeza. 

O que levar em conta ao escolher um porcelanato? 

Com tantos tipos de porcelanatos disponíveis, é preciso estabelecer alguns critérios para não errar na escolha. 

O fator mais importante é o local de aplicação. Como vimos, alguns modelos de porcelanato podem ser mais escorregadios. Por segurança, eles não devem ser instalados em áreas que ficam molhadas com frequência. O EXD é o que melhor pode ser aplicado neste tipo de condição. 

Já fachadas e muros podem receber outros tipos de porcelanatos para facilitar a limpeza. Em ambientes internos, o polido e o natural são as melhores opções, assim como nas paredes. 

Depois da segurança, leve em conta a questão da manutenção. A limpeza do porcelanato é relativamente simples. Utilize vassouras com cerdas macias para tirar a maior parte da sujeira e evitar de riscar a peça. Sabão e detergente neutro também podem ser utilizados. 

Por fim, considere a questão estética. O porcelanato é um dos aspectos mais importantes para a decoração de um imóvel. Considere a paleta de cores dos ambientes e os tipos de desenhos para que o seu lar fique mais bonito! 

Invista em um empreendimento da Menin! 

Já decidiu qual o tipo de porcelanato que mais te atrai? Então agora é hora de escolher um imóvel próprio para colocar em prática o seu conhecimento. 

Com mais de 80 mil unidades entregues e 3 milhões de m² construídos, a Menin é referência no mercado de construção civil brasileiro. São mais de 38 anos de experiência, atuando em mais de 50 municípios. 

A qualidade dos empreendimentos da Menin é atestada pelo certificado ISO 9001. Conheça eles aqui.

Conheça os Projetos da Menin

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também