O projeto de um imóvel é composto por diversas etapas. Uma das mais importantes é o estilo de arquitetura de interiores. Afinal, quem não se encanta por um cômodo esteticamente bem-feito, não é mesmo?
O principal desafio do arquiteto é encontrar um estilo que agrade ao cliente e favoreça o espaço. Nesse processo, é comum que adaptações sejam feitas no projeto.
Que tal conhecer alguns dos principais estilos de arquitetura de interiores? Confira.
Clássico
Esse estilo teve origem na arquitetura greco-romana e nunca mais saiu de moda. O estilo é caracterizado pelas linhas elegantes, ornamento rebuscados e simetria harmoniosa entre a mobília e materiais nobres. As colunas e arcos também são comuns.
No caso dos móveis, madeira nobre em tons escuros são predominantes e o mármore branco é o mais utilizado em pisos e bancadas.
A paleta de cores é ampla, com cores como: bege, rosa-claro e outros tons suaves. Ferrugem, dourado e prateado também aparecem em molduras e luminárias.
Por ser um estilo que demonstra imponência, ele é mais recomendado em espaços grandes. Uma alternativa para se adequar a apartamentos de menor porte é mesclar o clássico com outros estilos.
Rústico
A decoração rústica é inspirada em casas de campo. Por isso, madeiras com aspecto antigo são o principal elemento nos móveis e no piso. Já as paredes são pintadas ou revestidas em pedras e tijolos cerâmicos.
A paleta de cores é composta por tons claros e terrosos, mesclado com elementos decorativos como: espelhos emoldurados, cestos, almofadas, etc.
O principal objetivo deste estilo é transmitir aconchego e naturalidade, trazendo uma organização mais informal com utensílios expostos em móveis abertos.
Provençal
O Provençal é considerado uma mistura entre o estilo clássico e o rústico. Esse modelo surgiu na França, em uma tentativa das classes menos favorecidas de replicar a arquitetura da realeza.
O mobiliário é feito com uma madeira mais rústica. A decoração apresenta tanto objetos pessoais quanto objetos simples do campo. As cores predominantes são azul, rosa, verde e bege.
Romântico
Esse estilo é uma variação mais intimista do clássico, sendo mais comum em quartos e áreas privadas. A decoração traz bancos, poltronas acolchoadas e utiliza flores e itens pessoais, como livros, para compor o ambiente. As cores são neutras, com paletas em tons de rosa e estampas florais.
Assim como o clássico, o romântico se torna mais visível quando é combinado com outros estilos.
Minimalista
Ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos anos, o estilo minimalista ultrapassa os limites da arquitetura de interiores e cativa pessoas por ser uma filosofia de vida menos consumista.
O minimalismo é caracterizado pelo visual clean, com cores leves e poucos móveis, priorizando apenas o essencial. Assim, os cômodos ficam mais espaçosos. A regra nesse estilo é o famoso “menos é mais”.
A madeira, o alumínio e o inox são alguns dos materiais utilizados. As cores claras são predominantes e favorecem a iluminação natural, dando uma sensação de amplitude.
High tech
Trata-se de um estilo que faz uso da tecnologia para trazer conforto para o morador. A robótica, a automação e o reaproveitamento energético são algumas das principais características.
Mais que um estilo arquitetônico, o high tech exige um espaço planejado para integrar toda a tecnologia.
O high tech faz uso da iluminação LED na cor branca. Os móveis e revestimentos também têm a cor branca, contrastando com algumas cores vibrantes pontuais. A decoração é mínima e os elementos costumam ficar “escondidos” até serem acionados.
Contemporâneo
O estilo contemporâneo pode ser facilmente visto no dia a dia, pois está presente em vários ambientes internos atualmente. Ele segue alguns princípios do minimalismo, dispensando os excessos.
Os tons são neutros, porém alguns pontos apresentam cores vibrantes. As formas geométricas e elementos neutros prevalecem no mobiliário. As peças, no geral, são baixas ou rentes ao chão.
A iluminação desempenha um papel importante, por valorizar a funcionalidade do espaço. O forro de gesso com luminárias é a solução mais adotada em projetos.
Conheça a Menin
Procurando por imóveis funcionais e com uma boa estética? Venha conhecer os empreendimentos da Menin.
São mais de 35 anos de experiência no mercado de construção, com a qualidade dos projetos sendo reconhecida pelo certificado ISO 9001.Responsável pelos principais projetos executados e entregues em Marília e outras regiões do Estado de São Paulo e no estado do Paraná, a Menin adota uma postura rigorosa desde o lançamento até a entrega de suas obras, colocando a empresa entre as mais confiáveis do mercado.