Quarto com decoração clássica e papel de parede com mapa-múndi, cama de casal com roupa de cama verde e móveis de madeira.

Guia completo para transformar o quarto com estilo e funcionalidade

O quarto é um dos espaços mais importantes da casa, sendo um refúgio para descanso e bem-estar. Uma decoração bem planejada pode transformar esse ambiente, tornando-o mais funcional, acolhedor e com a personalidade do morador. 

Desde a escolha da paleta de cores até a seleção de móveis e objetos decorativos, cada detalhe faz diferença para criar um espaço harmonioso e relaxante.

Pensando nisso, reunimos dicas práticas e criativas para você renovar o seu quarto. Continue lendo e inspire-se!

Escolha a paleta de cores certa

As cores têm um papel fundamental na sensação de conforto e bem-estar do quarto. Segundo as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, “as cores certas interferem no equilíbrio do quarto, ajudando em momentos de leitura, relaxamento e no sono”.

O estudo da cromoterapia é pensado para que a paleta contribua no restauro do equilíbrio físico e emocional da pessoa a partir da sua frequência vibracional. “Gostamos muito de aplicar esses conhecimentos em prol de entregarmos sensações positivas para nossos clientes”, diz Paula. 

As cores têm o poder de influenciar os estados mental e emocional, além de cooperar para a criatividade humana. “Nesse processo, é essencial considerar os revestimentos e os acabamentos utilizados no projeto. Entender o modo de vida e os gostos individuais dos moradores nos conduz no objetivo de conquistar ambientes harmoniosos e acolhedores”, complementa.

Como escolher as cores?

Quarto moderno com cama de casal decorada em tons neutros, parede com painel rosa e iluminação natural intensa.
Projeto da arquiteta Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

Quando se trata de quartos pequenos, que podem ser de casal, crianças ou solteiros, tons claros são sinônimos de amplitude e uma melhor iluminação. As arquitetas Danielle e Paula destacam que a clássica combinação de bege e branco será sempre elegante, podendo ser aplicada como uma meia parede inferior em bege claro e a parte superior em branco, acompanhada do teto também branco.

Já no quarto de casal, promover um consenso entre eles é o caminho adotado pelas profissionais. “O intuito é sempre o de entregar romantismo, leveza e relaxamento”, analisa Danielle. Entre as possibilidades, o cinza é uma forte tendência para quartos de casais, uma vez que se trata de uma cor que é neutra, apresenta diversas nuances e combina muito bem com outros tons.

Para cômodos pequenos, a sugestão acompanha o direcionamento de uma paleta mais clara intercalada ou na linha da monocromia. “Acompanhando as escalas pastel, como um azul clarinho ou um salmão para recobrir não só as paredes, mas inclusive a marcenaria, teremos um décor arrojado e, ao mesmo tempo, amoroso”, exemplificam as arquitetas.

Quarto feminino

Escolher uma paleta de cores que fujam do usual rosa e branco é um meio de customizar o ambiente. Assim, a dupla sugere combinações alternativas como: verde, lilás, elementos de madeira natural ou, ainda, o mix entre o verde com toques de laranja e móveis branco.

Uma outra ideia é trabalhar com as paredes predominantemente brancas e adornadas com detalhes graciosos em vermelho ou uma combinação de cinza, preto e rosa. “Essas opções entregam um visual contemporâneo e que foge do trivial, mantendo a feminilidade e estilo”, destacam as arquitetas Danielle e Paula.

Quarto masculino

Quarto de casal com decoração moderna em tons de cinza, parede ripada e iluminação natural suave.
Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Eduardo Pozella

Elas também são a favor de evitar a primazia do azul e delinear alternativas como a aplicação do azul-marinho combinado com amarelo e elementos em madeira natural. “Outra alternativa que nos agrada é a mescla entre o cinza e o laranja”, revelam. Além disso, gostam do branco com toques de verde e o preto com detalhes em tijolinhos.

Quarto de adolescente

A paleta precisa seguir a personalidade do adolescente, pois essa é uma fase em que o jovem busca expressar sua individualidade. “Cores ousadas podem ser exploradas, mas é essencial manter uma base branca para não sobrecarregar o ambiente”, explica Paula Passos.

Para esses dormitórios, as nuances de verde, desde as mais vibrantes até as mais sutis, permitem a harmonia com o branco, azul e terracota, entregando combinações fortes e equilibradas. O laranja mais fechado também pode entrar em cena, desde que alinhadas a técnicas de meia parede ou faixas. “A cor ajuda na concentração durante a leitura e o estudo”, pontua Danielle. Mas se o morador for da linha minimalista, a mescla entre o branco e o bege oportuniza ambientes calmos e serenos. 

Melhores cores para quarto do bebê

Segundo a cromoterapia, gradientes mais claros e refrescantes favorecem a intuição e o raciocínio. Junto com o azul, a aplicação do bege é clássica e o verde pode ser trazido por sua capacidade de acalmar e realizar a conexão com a natureza. 

“Uma proposta interessante é pintar o teto com um verde suave, enquanto as paredes podem apresentar um tom ligeiramente mais escuro. Com essa ideia, é indicado que armários e cortinas sejam brancos”, acrescentam. Além das opções mencionadas, o amarelo é bem-vindo, desde que apresentado em leitura suave. Ademais, uma grande tendência é a utilização de papéis de paredes com referências ao mundo animal, natureza ou outras estampas.

Invista na otimização de espaço

Na riqueza de detalhes, o dormitório é reconhecido como o cômodo que requer atenção especial para evidenciar a personalidade do morador, além de oferecer os recursos propícios ao descanso e momentos de tranquilidade. E na resolução do layout, essas sensações precisam estar presentes no conjunto que reúne cama, mesinhas laterais e armários, entre outros mobiliários. 

A arquiteta Patricia Penna reforça a importância de equilibrar aspectos práticos e estéticos na escolha da cama e cabeceira, especialmente em quartos compactos. “É preciso que haja uma circulação de, no mínimo, 60cm entre a cama e qualquer outra peça ou parede confrontante”, destaca. Para ambientes menores, ela recomenda evitar camas com quinas “vivas”, que podem causar acidentes, e optar por modelos proporcionais ao espaço, como camas de base recuada, que criam a ilusão de leveza.

 

Junto com eles, entram em cena a distribuição das peças, cores – incluindo aquelas presentes no enxoval e outros itens decorativos –, bem como a iluminação e organização. “Todos esses atributos influem diretamente no bem-estar”, enfatiza a arquiteta Isabella Nalon. Patricia Penna complementa com soluções inteligentes, como cabeceiras estofadas que integram tomadas e interruptores, unindo funcionalidade e estilo.

Dicas para deixar mais aconchegante e funcional

A arquiteta Cristiane Schiavoni, trouxe mais dicas para transformar o quarto. Veja!

1. Emprego de cores mais claras 

Tons claros e menos saturados são mais propícios para acionar as sensações de aconchego e tranquilidade singular. Vale sempre lembrar que, nos elementos do décor, as cores atuam diretamente com o nosso psicológico.

 2. Móveis planejados 

Quarto moderno com cama de casal, painel ripado de madeira na parede e decoração minimalista em tons neutros.
Projeto: Patricia Penna Arquitetura & Design | Foto: Leandro Moraes

Móveis planejados ou devidamente pensados são soluções perfeitas para a organização do dormitório. O ideal é levantar todos os itens pessoais que serão guardados e, com antecedência, pensar no espaço reservado para cada um.

3. Abuse da personalidade 

Deixar exposto objetos que exprimem a personalidade, hobbies ou coleções do morador contribuem para propiciar a percepção de pertencimento com o lugar e acolhimento. Ativar as memórias afetivas também é uma maneira eficaz de transformar o quarto em um porto-seguro.

4. Organize de forma funcional

Para estruturar o layout, é primordial considerar quais atividades serão feitas naquele ambiente, bem como aquilo que o morador realmente precisa. Dessa forma, o dormitório se torna também funcional.

Invista no seu novo espaço com a Menin

Agora que você já sabe como transformar seu quarto em um verdadeiro refúgio, que tal dar um passo ainda maior? 

Os empreendimentos da Menin oferecem ambientes projetados para proporcionar conforto e bem-estar em cada detalhe. 

Quarto de casal aconchegante com iluminação indireta, cabeceira estofada, móveis planejados em madeira e cortinas escuras.
Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Herman Charles Christ – Buzina de Imagem

Conheça nossos empreendimentos e encontre o lar ideal para você e sua família. Clique aqui para saber mais.

Conheça os Projetos da Menin

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também