Raquetes e bolas de tênis

História do tênis: origem, modalidades, regras e curiosidades

A origem do jogo de tênis remonta à Europa do século XII. Inicialmente, era praticado com as mãos, mas com o tempo evoluiu para o uso de raquetes. Os dois jogadores (ou quatro, em duplas) utilizam as raquetes para lançar uma bola por cima de uma rede, que divide a quadra ao meio.

A popularidade do esporte cresceu e hoje torneios renomados, como Roland Garros e Wimbledon, são eventos de destaque no calendário esportivo mundial. 

No Brasil, o tênis também conquistou um espaço significativo, graças a grandes atletas que elevaram o nome do país no cenário internacional, como Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno. 

A Confederação Brasileira de Tênis estima que já são mais de 2 milhões de praticantes do esporte no país. 

O jogo de tênis

A partida começa com um dos jogadores sacando – ou servindo, como se diz no tênis – do fundo da quadra. No saque, a bola deve, obrigatoriamente, tocar na área de saque.

O primeiro ponto deve ser jogado sempre do lado direito da quadra. Depois disso, os saques vão se alternando de lado.

Existem alguns tipos de jogadas, como:

Backhand: é o ponto de forehand, sendo executado quando “as costas” do punho da mão não são viradas para frente na hora do impacto da bola no contato.

Drop shot (deixadinha): golpe em que o tenista lança a bola rente à rede, sem força, de modo a dificultar a devolução. Em geral, esse golpe é dado com um slice (tipo de saque).

Forehand: executado quando a palma da mão que segura a raquete está apontada para a bola no momento do impacto. Com isso, esse golpe é dado do lado contrário direito do destro e do lado esquerdo do canhoto.

Lob: golpe defensivo feito quando um jogador rebate uma bola bem alta, no fundo da quadra, com o intuito de encobrir seu rival.

Slice: estilo conhecido de corte no topo, no tênis. O jogador rebate a bola executando o golpe em arco descendente, de cima para baixo. Com isso, a bola gira para trás e, ao quicar, ela desce.

Smash: bem semelhante ao voleio, é quando o jogador rebate uma bola que está posicionada acima de sua cabeça.

Top spin: muito usado no tênis, é quando o jogador rebate a bola fazendo com que ela ganhe rotação para frente.

Voleio: é executado em geral próximo à rede e a rebatida é feita antes que a bola toque o chão.

Regras do tênis

O tênis pode ser jogado por dois ou por quatro jogadores e as partidas podem ter no máximo três ou cinco sets, dependendo do torneio.

Cada set é vencido pelo jogador que primeiro somar seis games, com vantagem mínima de dois games para o oponente.

Em caso de empate de games em 5/5, o set pode terminar com sete games, se um dos rivais vencer os dois games seguintes (7/5). Porém, se o set estiver empatado em 6/6 em games, o jogo será decidido no tie-break.

No tie-break, vence o jogador que fizer sete pontos primeiro, com vantagem de no mínimo dois pontos para o rival (7/5). Em caso de empate em 6/6, o jogo prossegue até que alguém consiga vencer dois seguidos.

Jogo de tênis
Jogo de tênis

Sobre a quadra

A quadra deve ser um retângulo de 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura, para os jogos de simples. Já quando o jogo é em duplas, a quadra deve medir 10,97 m de largura com o mesmo comprimento.

A altura da rede deve ser de 1,07 m no centro e 0,914 m nas extremidades.

A contagem dos pontos

Segundo a Escola Guga, o sistema de pontuação no tênis é baseado em pontos, games e sets. 

Cada game é composto por um conjunto de pontos. A contagem dos pontos segue esta sequência: o primeiro ponto é chamado de 15, o segundo ponto é 30, o terceiro é 40 e o quarto ponto vence o game. Se ambos os jogadores atingirem 40 pontos, o game é decidido por quem conseguir marcar dois pontos consecutivos. No entanto, em alguns torneios ou em jogos amadores, pode haver a regra “sem vantagem” (no advantage), em que o primeiro jogador a marcar o ponto após o empate vence o game.

Um set é composto por um conjunto de games. O jogador que primeiro vencer seis games e estiver à frente do oponente por pelo menos dois games ganha o set. Se o jogo estiver empatado em 5 a 5, são necessários mais dois games para que um jogador vença o set. Se o empate chegar a 6 a 6, é iniciado o “tie-break”.

Durante o tie-break, a contagem dos pontos muda para uma numeração simples (1, 2, 3, 4, etc.), ao invés da contagem usual de 15, 30 e 40. O jogador que alcançar sete pontos primeiro e tiver uma vantagem de pelo menos dois pontos vence o tie-break e, portanto, o set. Se o empate de 6 a 6 persistir, os jogadores continuam jogando até que um deles obtenha uma vantagem de dois pontos.

Grandes nomes do tênis brasileiro

Entre os nomes mais famosos do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno se destacam. 

Gustavo Kuerten

Gustavo Kuerten, conhecido como “Guga”, é um dos maiores tenistas da história do país. Ele conquistou três títulos de Roland Garros e alcançou a posição de número 1 no ranking mundial no ano 2000. 

O tricampeonato, e último título de Grand Slam de Guga, veio no ano seguinte, em 2001 — acompanhado de 60 vitórias no ano e da 2ª colocação entre os maiores do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). 

A despedida oficial foi em 25 de maio de 2008, na quadra central do campeonato que consagrou Guga Kuerten, o Roland Garros.

Em quase 20 anos de carreira, Guga somou 28 títulos, sendo 20 individuais e 8 em duplas. Além disso, ficou 43 semanas na primeira posição do ranking da ATP, sendo, oficialmente, o maior tenista do mundo.

Maria Esther Bueno

Maria Esther Bueno foi uma pioneira no tênis feminino brasileiro. 

Foram 71 títulos, entre US Open, Wimbledon, Australian Open, Roland Garros, quatro Majors e, enfim, o Grand Slam de tênis, em que conquistou 19 títulos, incluindo sete em simples e doze em duplas, tornando-se uma lenda do esporte. 

Sua habilidade e elegância em quadra a tornaram uma figura respeitada e admirada no mundo do tênis.

Fernando Meligeni

Fernando Meligeni é outro jogador muito importante para o tênis brasileiro.

Chegou ao Grand Slam, semifinal de Roland Garros, e ficou em 4º lugar nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Já na Copa Davis, de 19 jogos, venceu 13. Além disso, foi campeão Pan Americano em 2003.

Thiago Monteiro, Beatriz Haddad Maia e Bruno Soares são nomes da atualidade do tênis brasileiro e têm representado o Brasil em competições ao redor do mundo.

Tênis e Menin 

Ter uma quadra de tênis à disposição no condomínio onde mora é um diferencial para os amantes do esporte.

Essa é a realidade em alguns empreendimentos da Menin, que se preocupa com o bem-estar e qualidade de vida dos seus clientes.

O Menin Mond nasceu da proposta de criar o melhor de dois mundos: durante o dia, oferece lazer e diversão; ao entardecer, convida para a contemplação e integração. Com lazer completo, a quadra de tênis é um dos atrativos desse empreendimento. 

Já o Boulevard Park Resort é um espaço que integra a sua moradia com lazer, bem-estar e meio ambiente e conta com duas quadras de tênis de saibro (iluminadas).

Viva em um lugar onde cada detalhe foi pensado para o seu bem-estar. Venha conhecer os empreendimentos da Menin. Clique aqui e fale com um de nossos consultores. 

Conheça os Projetos da Menin

Assine nossa Newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios.

Leia também