Elaborar a decoração de um imóvel envolve diversas variáveis e uma das mais importantes é a escolha dos revestimentos. Porém, essa não é uma decisão apenas estética.
O tipo de piso impacta diretamente na funcionalidade, conforto e facilidade de higienização de cada ambiente. Por isso, é essencial pesquisar sobre quais tipos são mais indicados para determinados cômodos.
Confira no texto a seguir os principais revestimentos disponíveis no mercado e suas vantagens e desvantagens.
O que levar em conta ao escolher os revestimentos?
Cada área de uma casa ou apartamento possui suas próprias necessidades. Para a sala de estar e os quartos, a estética é um aspecto fundamental, enquanto que, para a cozinha e o banheiro, é necessário que o material seja resistente à umidade.
Além de levar em conta as características dos ambientes, é preciso analisar também quem serão os moradores deste imóvel. Crianças e idosos, por exemplo, estão mais vulneráveis ao risco de queda. Por isso, ambientes que costumam molhar precisam de pisos antiderrapantes.
Depois que a funcionalidade de cada um for analisada, aí sim os fatores estéticos devem ser analisados. O ideal é contar com o apoio de um profissional especialista em decoração (arquiteto ou designer de interiores) para que você consiga dar o seu toque pessoal no imóvel de forma harmônica.
Outro fator importante é a manutenção. Esse aspecto não se refere apenas aos cuidados do dia a dia, mas também de possíveis trocas no futuro. Portanto, o ideal é que seja um material fácil de limpar e trocar.
Por fim, deve ser levado em consideração o tráfego de pessoas naquele cômodo. Áreas como corredor e sala de estar precisam de pisos mais resistentes ao desgaste, já que terá muitas pessoas circulando naquele ambiente.
Os tipos de pisos mais comuns
Os revestimentos podem criar a sensação de amplitude e fluidez em um apartamento. Conheça a seguir os principais tipos de pisos e como eles podem ser aplicados.
Porcelanato
O porcelanato tende a ser uma escolha muito comum de diversos moradores, por deixar os espaços com uma aparência sofisticada e visualmente bonita.
Com um acabamento uniforme e uma ampla gama de opções, ele é indicado para ambientes residenciais e comerciais que buscam elegância e praticidade. Além disso, o porcelanato possui versões com diferentes texturas e acabamentos, como polido, acetinado e rústico.
Esse é um dos revestimentos mais versáteis, podendo ser instalado em qualquer ambiente, desde sala de estar até banheiros.
Pisos de cerâmica
As cerâmicas são a melhor opção para revestir ambientes úmidos, como o banheiro e a cozinha. Elas também podem ser aplicadas em locais expostos à chuva, como as varandas.
O mercado conta com diversas opções esteticamente atraentes e de fácil manutenção. Assim como os porcelanatos, eles também podem ser aplicados em outros ambientes como quartos e sala de estar.
Piso laminado
O piso laminado é uma ótima opção para quem busca conforto térmico e uma aparência aconchegante. Ele imita a madeira natural, mas é produzido com materiais sintéticos que tornam sua instalação mais prática e seu custo mais acessível.
O laminado é especialmente indicado para áreas internas que não tenham contato direto com água, como quartos e salas, pois a umidade pode danificar o material.
Piso vinílico
O piso vinílico é um dos melhores revestimentos para decorar o apartamento , sendo indicado para salas, quartos e escritórios.
Ele também pode ser utilizado em cozinhas e lavabos, desde que não haja contato constante com água. É uma ótima opção para residências com crianças ou idosos, devido ao conforto que oferece.
Madeira
A madeira é um revestimento clássico e de alta durabilidade, conferindo elegância e aconchego ao ambiente. Entre as opções estão o piso de madeira maciça, o taco e o assoalho.
A madeira natural exige cuidados, como impermeabilização e manutenção periódica, mas oferece um visual autêntico que valoriza o imóvel. Ele é mais utilizado em salas e quartos.
Cimento queimado
O cimento queimado é uma tendência que oferece uma estética contemporânea e industrial. Esse revestimento é econômico e pode ser aplicado tanto em pisos quanto em paredes, criando um ambiente moderno e minimalista.
Uma das vantagens do cimento queimado é que ele se adapta facilmente a diferentes estilos de decoração. Ele pode ser aplicado em salas, cozinhas e áreas externas.
Conheça os empreendimentos da Menin!
Agora que você conhece os diferentes tipos de revestimentos e em quais ambientes aplicá-los, que tal investir em um imóvel próprio para colocar esses conhecimentos em prática?
Desde 1986, a Menin se destaca no mercado de construção civil, tendo entregado mais de 3.000.000 m² construídos e 80 mil unidades entregues, todos com o certificado ISO 9001, que atesta a qualidade de todas as obras realizadas.
Entre os empreendimentos da Menin, estão edifícios residenciais e comerciais e condomínios. Acesse aqui e saiba mais.