Versáteis e superpráticas para o design de interiores, as cores naturais sempre ocuparam um espaço especial nas residências. Isso porque, elas conseguem criar ambientes modernos, acolhedores, sofisticados e atemporais.
Segundo as arquitetas Carina e Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, essa paleta traz uma conexão com a natureza e promove sensações de bem-estar dentro dos lares, e esses tons são uma forte tendência no design de interiores.
“Sem dúvidas, é uma forma de trazer a natureza para dentro de casa, algo que se tornou ainda mais importante nos últimos anos, com as pessoas buscando um refúgio contra o estresse cotidiano”, ressalta Carina Korman.
Para você conhecer mais sobre as possibilidades e versatilidade das cores naturais na decoração, a Menin preparou um texto sobre o tema, com ajuda dos insights de Carina e Ieda Korman. Confira!
A tendência das cores naturais na decoração
Devido ao estresse do dia a dia, a crescente busca por conforto e serenidade impulsiona a utilização de tons ligados à natureza. Essas cores vão além da moda passageira e são valorizadas por sua versatilidade.
Como destaca Ieda Korman, “sua versatilidade permite que sejam integradas em diversos estilos decorativos, desde o escandinavo ao rústico, garantindo uma estética atemporal”.
Os tons naturais, além de serem adaptáveis a diversos estilos, contam com um efeito psicológico positivo, proporcionando calma e aconchego. Para não sobrecarregar os espaços, a dica das arquitetas é equilibrar as tonalidades com diferentes texturas e elementos decorativos.
As arquitetas analisam que a paleta está sempre em movimento, e recebem atualizações por meio do desenvolvimento de novas tonalidades.
Como aplicar as cores naturais na sua residência?
Por serem versáteis, esses tons podem ser utilizados de diversas maneiras, mas as arquitetas trazem algumas dicas de acordo com as cores, destacando aquelas que estão em alta. Confira!
Bege areia
Tom neutro e sofisticado, ideal para uma base clean e iluminada. “O bege areia é extremamente versátil e pode ser empregado em qualquer cômodo, trazendo luminosidade e um toque de sofisticação”, comenta Ieda. Para evitar monotonia, combine com texturas variadas e materiais naturais.
Marrom chocolate
Profundo e aconchegante, esta é uma excelente escolha para mobiliário e detalhes estruturais. “Ideal para detalhes em madeira ou assentos decorativos”, diz Carina.
Ah, e caso você prefira mais neutralidade, ele deve ser combinado com tons claros para quem quiser evitar um visual mais pesado. “Mas se usado demais pode endurecer a decoração, por isso combinamos com outras cores mais claras e iluminação adequada”, alerta a arquiteta.
Terracota
Vibrante e terroso, remete ao estilo mediterrâneo e adiciona calor aos ambientes. “Vibrante, a terracota evoca o calor e pode ser aplicada em paredes ou acessórios para um toque mediterrâneo”, destaca Ieda.
No entanto, é importante estar atento, pois a sua intensidade pode dominar o ambiente. Por isso, é importante dosar a aplicação.
Verde oliva
Como ele evoca frescor e tranquilidade, o verde oliva é perfeito para criar uma atmosfera relaxante. Além disso, o tom é bastante indicado para salas de estar e quartos. “Gosto muito quando o intuito é oferecer um ambiente natural e sereno”, afirmam as arquitetas.
Cinza pedregulho
Neutro e moderno, este tom é muito utilizado em projetos contemporâneos. “O cinza pedregulho é um convite à estabilidade e é perfeito para a arquitetura contemporânea de loft e estúdios”, explica Ieda.
Para evitar um visual muito frio ou impessoal, Ieda e Carina Korman recomendam combiná-lo com texturas e cores mais intensas.
Amarelo
Energizante e alegre, ele é ideal para iluminar e trazer vivacidade ao espaço. “Para quem tem medo de utilizar cores tão alegres, o amarelo pode marcar presença em detalhes como almofadas e mantas, entregando um efeito acolhedor”, sugere Carina.
Vermelho telha
Quente e sofisticado, ele cria pontos focais e adiciona personalidade. Seu tom profundo converte uma área simples em um espaço cheio de identidade, afirmam as arquitetas. No entanto, deve ser usado com moderação para não sobrecarregar o ambiente.
Como equilibrar as cores naturais com estilos decorativos?
Ieda e Carina Korman também relacionam os tons aos estilos decorativos. De acordo com as arquitetas, as combinações são:
- Para o escandinavo: bege areia e cinza pedregulho são ideais para manter a estética minimalista com um toque de calor.
- Para o boho: a combinação de terracota, verde oliva e amarelo cria um ambiente vibrante e acolhedor.
- Para o rústico: marrom chocolate e vermelho telha destacam a madeira e os elementos naturais.
- Para o moderno: cinza pedregulho e verde oliva oferecem um visual sofisticado e elegante.
A tendência das cores naturais veio para ficar! Por isso, apostar nessas tonalidades significa investir em uma decoração equilibrada, atemporal e cheia de personalidade.
Ao escolher os tons certos e combiná-los harmoniosamente, é possível transformar qualquer espaço em um ambiente aconchegante e moderno.
Decore a sua nova residência assinada pela Menin!
Ao decorar sua nova residência assinada pela Menin, você tem a oportunidade de transformar cada espaço de acordo com seu estilo e personalidade.
Com plantas bem distribuídas e acabamentos de alto padrão, os imóveis da Menin permitem diversas possibilidades de decoração, indo do minimalismo sofisticado ao aconchego rústico.
Comprometida com entregas da mais alta qualidade, a Menin constrói residências que inspiram e proporcionam momentos inesquecíveis!
Acesse o portfólio completo da Menin acessando aqui.